A Importância do Exame Oftalmológico
25 fevereiro 2010
Atualmente 16,5 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de deficiência visual, sendo um total de 20% a 30% crianças. Em oftalmologia sabe-se que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com a tecnologia atual. Estima-se que 20% da população brasileira necessita usar óculos. Ao longo da vida, não há uma pessoa que cedo ou tarde, deixará de necessitar de algum tipo de correção ótica, seja para enxergar melhor de perto ou de longe.
O envolvimento do oftalmologista no desenvolvimento normal da visão começa logo no nascimento da pessoa, pois se a visão não se desenvolver satisfatoriamente durante a infância, o dano é irreversível.
Na fase pré-escolar,entre 5% e 10% das crianças já apresentam algum tipo de problema visual. Quando a criança entra na idade escolar, o exame oftalmológico ganha maior relevância,pois seu rendimento escolar pode ser diretamente prejudicado por qualquer anormalidade na visão.
Na adolescência,a pessoa tem solicitação ainda maior da visão: ao utilizar freqüentemente o computador e, mas tarde,ao fazer prova para carteira de habilitação ou para o vestibular.
Mas a importância do exame oftalmológico não se limita ao bom diagnóstico de lentes, mas a outros exames como, aferição da pressão intraocular e o exame do fundo do olho que permite identificar inúmeras doenças assim como avaliar a evolução do diabetes, da hipertensão arterial e do glaucoma .
As avaliações oftalmológicas periódicas, que devem ser realizadas de seis em seis meses, contribuem para a manutenção de boa visão pelo restante da vida e a identificação precoce de várias doenças sistêmicas e oftalmológicas contribuindo para iniciar o tratamento em tempo hábil. A qualificação do médico oftalmologista ainda é um fator preponderante para um bom diagnostico. O exame adequado depende de um acurado diagnostico, o que se obtém por meio de um exame detalhado e de uma boa orientação onde o médico analisa o conjunto de fatores da visão do paciente e individualiza seu diagnostico: Só ele tem a opção de prescrever a melhor opção.
Dr. André Malta - Oftalmologista, Presidente da FUNDASA